Doenças da próstata (Hiperplasia benigna da próstata - HPB e prostatite)
A próstata é uma glândula encontrada exclusivamente no homem e, dentre outras funções, produz o líquido seminal, maior volume do material presente no esperma. Ela é importante, portanto, para a fertilidade do homem.
Localizada profundamente na pelve, logo abaixo da bexiga, é pequena (aproximadamente 4 x 3 cm) e é atravessada pela uretra, canal que leva a urina da bexiga até a ponta do pênis.
A partir dos 40 – 50 anos, boa parte dos homens desenvolve uma hiperplasia ou aumento benigno da próstata. Esse aumento em geral é gradual, na maioria das vezes não acarreta sintomas importantes. Mas, em alguns casos, pode chegar ao ponto de estrangular a uretra, dificultando e até impedindo o escoamento da urina, o que pode gerar muitos sintomas: micção interrompida, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, noctúria (levantar à noite para esvaziar várias vezes a bexiga) e outros.
Além da hiperplasia, os homens podem ainda sofrer de prostatite, que é a inflamação ou infecção da próstata, que pode agravar esses sintomas. Quando a prostatite ocorre de forma aguda, o paciente apresenta febre, mal estar e muitos sintomas urinários. O tratamento, e às vezes até internação hospitalar, deve ser imediato.
Essas condições são, em geral, facilmente tratadas, principalmente se o diagnóstico é feito logo no início do problema.
Daí a importância dos exames preventivos e de se procurar o médico urologista sempre que surgir algum incômodo ou ardor durante a micção, ou mesmo se perceber que tem vontade de urinar, especialmente à noite.