Doenças do Sistema Urinário

O sistema urinário é responsável por filtrar o sangue e eliminar do corpo, através da urina, o excesso de água do organismo e diversos resíduos.

Os órgãos que o compõem são os rins, ureteres (canais que levam a urina dos rins para a bexiga), a bexiga urinária e a uretra, o canal que leva essa urina para o exterior. Depois de filtrado, o sangue é devolvido ao sistema venoso.

Dentre as doenças urinárias de interesse urológico mais comuns, destacam-se:

Distúrbios renais

Mais do que simples filtros, os rins controlam o volume e a composição dos líquidos no corpo. Eles também produzem hormônios importantes para o funcionamento de outros órgãos. Seu trabalho afeta a pressão arterial e a produção de células sanguíneas, por exemplo.

Falhas no funcionamento dos rins são muito perigosas e eventualmente fatais, se não houver intervenção médica. A filtragem do sangue elimina o excesso de diversas substâncias como sódio, potássio, cálcio, fósforo, magnésio e outros metais. Por isso, é muito importante ingerir quantidades adequadas de líquido na dieta e estar atento a qualquer sinal de alterações no trato urinário. Uma infecção urinária, por exemplo, pode atingir os rins e comprometer seu funcionamento.

Doenças nos rins frequentemente diminuem muito a qualidade de vida do paciente. A insuficiência renal pode exigir hemodiálise e/ou transplante dos rins.
Existem dezenas de distúrbios ou doenças que provocam lesões renais progressivas. As mais comuns são:

Obstrução: bloqueio na saída da urina do rim por cálculos (famosa “pedra nos rins”), tumores, estreitamento da saída (estenose), aumento da próstata nos homens e aumento do útero nas mulheres, inclusive na gravidez, entre outros. Os bloqueios, em geral, causam dor que, em alguns casos, pode ser intensa e necessitar admissão em pronto-atendimento.

Infecção: a infecção ocorre provocada por microrganismos como vírus, bactérias etc. No trato urinário, as infecções mais comuns são:

  • Cistite ou infecção da bexiga (se não tratada, pode se estender até os rins);
  • Pielonefrite ou infecção do rim – em geral, com febre, mal-estar, dor na região lombar (“dor nos rins”) e que pode exigir a internação do paciente.

Doenças glomerulares: os rins filtram constantemente o sangue através de estruturas chamadas glomérulos. Quando o funcionamento dos glomérulos fica comprometido, o sangue não é filtrado eficientemente. Há acúmulo de líquidos no organismo e redução de volume urinário e escurecimento acentuado da urina. Em geral, esses problemas são avaliados por um nefrologista.

Outras alterações com reflexo no trato urinário

  • Hemorragias com perda significativa do volume sanguíneo: a redução do fluxo sanguíneo para os rins pode provocar alteração de suas funções;
  • Desidratação severa;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Intoxicação por medicamentos e drogas: alguns anti-inflamatórios e antibióticos, e até mesmo alimentos, podem causar lesões renais importantes, especialmente em uso prolongado. Há casos em que a lesão é grave, podendo levar à morte e exige tratamento urgente.