Saúde Prostática

Exames de Sangue
Com um simples exame de sangue (PSA), algumas alterações na próstata podem ser identificadas. Mas atenção: outros exames mais modernos têm surgido (ex.: PHI, 4K Score). Em alguns casos, podem ser muito úteis na identificação do câncer de próstata ou para certificar da necessidade de uma biópsia da próstata! Você deve ser muito bem informado antes da realização de uma biópsia prostática.
Exame de toque
Geralmente o exame do toque na próstata (toque retal) deve acompanhar a dosagem do PSA. Com o toque, o urologista avalia a condição geral da glândula, como seu volume, consistência, presença de nodulações, assimetria e outras alterações. A experiência do urologista é fundamental nesse ponto.
Exames de imagem
Podem ser usados o ultrassom abdominal, o ultrassom transretal, a tomografia computadorizada, a ressonância magnética multiparamétrica e o PET-CT com PSMA. A escolha deve ser orientada pela melhor opção para cada caso. Existem muitas vantagens em se usar um método em detrimento do outro, a decisão deve ser sempre individualizada.
Tratamento
Diferentes abordagens podem ser indicadas. O mais importante é o diagnóstico precoce.