Veja outras matérias

Varicocele – O que é, e como tratar?

A Varicocele é a presença de varizes escrotais. Geralmente à esquerda, por razões anatômicas, devido ao refluxo de sangue da veia renal na veia espermática, por insuficiência valvular. Pode desenvolver-se num testículo ou em ambos, mas em 85 a 95 % dos casos envolve o testículo esquerdo. Trata-se de uma patologia benigna, congênita, atingindo cerca de 10 a 20 % da população masculina e desenvolvendo-se após a puberdade.

A principal característica é a dilatação das veias que drenam o sangue da região dos testículos, que pode provocar o acúmulo de substâncias nocivas para o órgão e o aumento da temperatura local, levando a uma diminuição na produção dos espermatozóides. A maioria dos homens convive com a varicocele sem problemas, e apenas 15% terão a sua fertilidade comprometida, muitas vezes só detectada quando o casal pretende ter filhos.

Tratamento:

Cirurgia: recomendada sempre que haja dor testicular, atrofia testicular ou infertilidade. Chamada de “varicocelectomia”, consiste na ligadura das veias espermáticas a nível do canal inguinal, ou nos quadrantes inferiores do abdomen. A veia testicular é interrompida, e forçada a drenagem do sangue para outras veias da região pélvica; a melhor forma de correção é com a magnificação (uso de lupas cirúrgicas) ou com o uso de microscópio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 − um =